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Como uma boa comunicação pode aumentar suas vendas

Um dos principais requisitos para ser um bom vendedor, é conhecer bem o produto. Além disso, ele precisa conhecer técnicas de vendas e saber sobre as condições de mercado. No entanto, existe outro ponto essencial e que poderá aumentar as vendas da empresa, é necessário saber se comunicar bem.

Neste artigo abordamos os seguintes temas:

  • Como a boa comunicação faz a diferença?
  • Práticas para melhorar a sua comunicação.
  • Uma boa comunicação pós-venda ajuda na fidelização do cliente.

Como a boa comunicação faz a diferença?

Sabemos que cada vez mais aumentam as quantidades de lojas, principalmente pela internet. No entanto, existem uma boa quantidade de consumidores, que preferem as lojas físicas.

Existem alguns fatores que levam diversas pessoas a comprarem em lojas físicas, mesmo sabendo que em lojas online os preços são mais baixos. Experiência, contato humano e um atendimento de qualidade são os principais motivos que levam diversos consumidores a visitarem essas lojas e até efetuarem uma compra.

Por isso, uma boa comunicação faz toda a diferença e é necessário treinamento constante, pois, sabemos que ao se expressar de forma incorreta ou falar algo no momento errado, o vendedor pode perder uma venda.

Práticas para melhorar a sua comunicação.

Um dos principais motivos que fazem com que seu cliente saia da loja sem fazer uma compra, é a forma insegura do colaborador ao falar sobre o produto, por isso, é necessário ter grande conhecimento sobre o que deve ser dito e evitar dizer “eu acho”.

O vocabulário que utiliza também conta pontos para aumentar a taxa de vendas, evitar gírias e ser formal sem exageros é uma receita excelente para começar a se comunicar bem. Ser objetivo é uma prática imprescindível para se comunicar bem com os clientes, ele sentirá mais confiança.

Lembre-se, evite transparecer agressividade, para não assustar o cliente e saiba escutá-lo, afinal, uma boa comunicação depende de saber ouvir. Permita que seu cliente desabafe e depois mostre para ele a solução adequada.

Por fim, uma prática que será de grande ajuda é buscar apoio da tecnologia, um bom apoio é o software para gestão de relacionamento, que dará uma maior oportunidade para conhecer seu cliente. O CRM garante que o atendimento seja muito mais eficiente e é possível integrar com outras tecnologias, como o VoIP, alimentando informações de uma forma efetiva.

Uma boa comunicação pós-venda ajuda na fidelização do cliente.

É importante focar na venda, mas cuidar do pós-venda é essencial para manter o cliente e atrair novos. Lembre-se, seu trabalho não termina no momento que o cliente compra o produto desejado, pelo contrário, ele está apenas começando.

O pós-venda é tão importante quanto outras etapas do processo comercial. Por isso, além de ter uma boa comunicação durante a venda, é preciso manter essa comunicação após a compra.

Os canais de comunicação com o cliente deve ser abertos e funcionar corretamente e o feedback também pode ser de grande ajuda para o crescimento do seu negócio, as sugestões de melhoria podem resolver problemas e trazer novas ideias.

Conclusão

Comunicar-se bem com o cliente é essencial para aumentar a taxa das suas vendas. Seja durante a venda ou no pós-venda, será necessário treinar seus colaboradores para ter um aumento da retenção dos clientes e conquistar sua fidelização. Algumas práticas podem auxiliar nesse processo, por exemplo, ser mais objetivo e utilizar a tecnologia a seu favor. Conforme for praticando e fazendo os aprimoramentos necessários, você conseguirá alcançar os resultados desejados.

Referências

A IMPORTÂNCIA do pós-venda para o sucesso do seu negócio. [S. l.]: Sage Blog, 2015. Disponível em: https://blog.sage.com.br/a-importancia-do-pos-venda-para-o-sucesso-do-seu-negocio/. Acesso em: 28 jan. 2020.

MESQUITA, Renato. 7 dicas para melhorar a comunicação com o cliente. [S. l.]: Rockcontent, 2017. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/comunicacao-com-o-cliente/. Acesso em: 28 jan. 2020.

O SEGREDO da boa comunicação com clientes. [S. l.]: Casting, 2018. Disponível em: https://www.solucaocasting.com.br/blog/segredo-boa-comunicacao-clientes/. Acesso em: 28 jan. 2020.

Autor

Optmy

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